Pelourinho Cultural divulga os vencedores do Redes-Cobrindo o Pelô



O público votou e escolheu. Coração do Mundo, de Genilson Coutinho – de Nova Sussuarana, é o nome do blog vencedor do concurso Redes-Cobrindo o Pelô, lançado pelo Programa Pelourinho Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura da Bahia, no último mês de maio. Em segundo lugar ficou o Pelourinhando, de Fernanda Vasconcelos – de Caminho das Árvores, seguido do blog Terreiro Raiz, de André Brandão – do Costa Azul.

Com a vitória, os três participantes receberão da produtora cultural Adorno Lisboa Produções e Eventos, parceira da iniciativa, os prêmios de R$ 3 mil, R$ 2 mil e mil reais, respectivamente. Selecionados por votação popular, com participação média de 1.500 pessoas, os blogueiros ganharão a recompensa dos organizadores do projeto no dia 1º de agosto - horário e local serão divulgados pelo Pelourinho Cultural até o final de julho. A vitória dos participantes está anunciada neste hotsite do concurso, visitado mais de 5.300 vezes.

Para a Diretora do Programa Pelourinho Cultural, Ivanna Soutto, o concurso atendeu à principal expectativa, a de criar novas possibilidades de acesso ao conhecimento. Além disso, explica, as páginas virtuais ganharam vida própria, tendo seus links divulgados em outros importantes sites. "Foi uma ação inédita e que, com o resultado positivo, vai nos abrir novos caminhos para a criação de outros projetos nas áreas virtual, de fotografia, de literatura e demais ferramentas da informação. Sempre beneficiando a sociedade, de forma a contemplar o maior número possível de pessoas", destaca a diretora, satisfeita em verificar a união entre o histórico e o novo: o Pelourinho e a internet.

Coração do Mundo - Genilson já sabe o que fazer com o prêmio máximo. "Vou investir em um curso de fotografia, pagar algumas contas e quitar a dívida com os amigos que votaram em mim, terei que pagar um almoço", diverte-se o campião, que teve mais de 300 votos. Sobre a iniciativa do concurso, idealizado pela ativista cultural Andréa May, ele destaca que foi inovador e de extrema importância. "Os baianos precisam conhecer a variedade de programas culturais gratuitos oferecidos nesta região. O concurso está de parabéns, ele valoriza o lugar que alimenta a cultura da nossa cidade. Com certeza, vou continuar a manter oblog", avisa.

Feliz pela vitória, Genilson explica a receita do sucesso: "Tentei traduzir, inclusive, através do título (Coração do Mundo), que o Pelô é como um coração aberto para todos, onde as pessoas interagem independente de religião ou condição social". Para manter a página sempre atualizada, visitava o Pelourinho diariamente. A postagem das informações acontecia ao chegar em casa, por volta da meia noite. Com máquina fotográfica sempre às mãos, conheceu novas pessoas, lugares e costumes. "Descobria coisas novas todos os dias. Não sabia, por exemplo, que realizar a trezena de Santo Antônio era um compromisso tradicional de alguns moradores, que herdavam o costume de antigas gerações", diz.

O resultado das apurações de Genilson foi uma variedade de informações. No blog vencedor se encontra de tudo, da programação cultural do Pelô às histórias dos monumentos e dos moradores locais, perfil dos projetos e instituições e até serviços de hotel, bares e restaurantes do Pelourinho.

Para garantir o sucesso, o professor de letras também contou com os amigos. "Nos encontros, o assunto era o blog. Eu estava sempre perguntando: 'Já votou? Recebeu o e-mail de confirmação? Não? Então, vai ter que votar de novo!'. Querendo ajudar, uma amiga votou quatro vezes, mas recebeu um email alertando que apenas um voto era considerado por pessoa", lembra, aos risos. Para divulgar sua página virtual, Genilson também utilizou recursos da própria internet como e-mail, msn, orkut e blog.


Conheça o Perfil dos Vencedores:


Coração do Mundo – 1º lugar
Quem sou eu: Genilson CoutinhoProfissão: Professor de letras e literatura
Idade: 32 anos
Moro: Nova Sussuarana
Meu blog: Aqui você encontra informações sobre a programação cultural; monumentos; fica por dentro de matérias sobre as instituições culturais, como a Casa de Jorge Amado; sabe mais sobre hotéis, bares e restaurantes locais; cinema; teatro; exposições; moda artesanal; além de matérias sobre os moradores e pessoas que trabalham no Pelourinho.


Pelourinhando – 2º lugar
Quem sou eu: Fernanda Pimenta VasconcelosProfissão: Estudante de JornalismoIdade: 25 anosMoro: Caminho das ÁrvoresMeu blog: O blog revela o olhar de quem passeia pelas ruas históricas do Pelourinho. Vídeos, fotografias e texto foram os recursos utilizados pela autora para registrar detalhes do lugar, como monumentos, fontes e igrejas. Neste blog, o público encontra matérias sobre cinema, teatro, personalidades e muito mais.


Terreiro Raiz – 3º lugar
Quem sou eu: André de Faria Brandão
Profissão: Pós-graduando em Artes Visuais
Idade: 32 anosMoro: Costa Azul
Meu blog: O Terreiro Raiz apresenta o cotidiano e o universo cultural do Pelourinho através de uma vasta seleção de imagens. São fotografias de pessoas, de lugares, dos trabalhadores locais e de detalhes vistos de diferentes ângulos.


Texto: Daniela Lustosa
Assessora de ComunicaçãoPELOURINHO CULTURAL – IPAC/ Secretaria de Cultura da Bahia


INSPIRAÇÕES HISTÓRICAS




Pequenas doses de inspiração de um Pelourinho imagético, desde a arquitetura até as ações culturais.
Cada detalhe é uma fonte de informação.
Calçamento e construções coloniais contrastam com artesanato rústico e arte naif primitivista pelas ruas.